• Você está em »

17 de julho de 2012

O Que é Evangelização Espírita Infantojuvenil

[…] educar uma criança e um jovem à luz do Espiritismo

é semear luz pelos caminhos do futuro…

Vianna de Carvalho1

Evangelização Espírita Infantojuvenil é toda a atividade voltada ao estudo da Doutrina Espírita e à vivência do Evangelho de Jesus junto à criança e ao jovem.

Sua ação visa:

– promover a integração do evangelizando consigo mesmo, com o próximo e com Deus;

– proporcionar o estudo da lei natural que rege o Universo e da “natureza, origem e destino dos Espíritos bem como de suas relações com o mundo corporal” (Allan Kardec, O que é o Espiritismo, Preâmbulo); e

– oferecer ao evangelizando a oportunidade de perceber-se como ser integral, crítico, consciente,  participativo, herdeiro de si mesmo, cidadão do Universo, agente de transformação de seu meio, rumo à toda perfeição de que é suscetível. (Cecília Rocha e equipe. Currículo para as Escolas de Evangelização Espírita Infantojuvenil. 4. ed. 2. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2011.)

Na Instituição Espírita, a atividade de Evangelização abrange as aulas de evangelização espírita, momento especial de convivência, aprendizado, reflexão, compartilhamento de experiências e construção de vínculos de amizade e de fraternidade entre as crianças e os jovens frequentadores.

A ação evangelizadora envolve, ainda, pais e familiares, convidando-os a participarem de grupos ou reuniões voltados ao estudo de temas relacionados à vida em família, fundamentados à luz da Doutrina Espírita.

A relevância da tarefa é destacada por vários benfeitores espirituais, dentre eles, Guillon Ribeiro2, ao afirmar que “é imperioso se reconheça na evangelização das almas tarefa da mais alta expressão na atualidade da Doutrina Espírita”; e Vianna de Carvalho1, ao sintetizar que:

[…] à Evangelização Espírita Infantojuvenil cabe a indeclinável tarefa educacional de preparar os futuros cidadãos desde cedo, habilitando-os com as sublimes ferramentas do conhecimento e do amor para o desempenho dos compromissos que lhes cumprirá atender, edificando a nova sociedade do amanhã.

1Vianna de Carvalho (Página psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco, no dia 26 de fevereiro de 2007, em Miami, Fla. USA. Fonte: Apostila Entrevista com o Espírito Vianna de Carvalho, FEB, 30 anos da Campanha de Evangelização Espírita Infantojuvenil)

2Guillon Ribeiro (Página recebida em 1963, durante o 1o Curso de Preparação de Evangelizadores — CIPE, realizado pela Federação Espírita do Estado do Espírito Santo, pelo médium Júlio Cezar Grandi Ribeiro. Fonte: Apostila Opinião dos Espíritos sobre a Evangelização Espírita Infantojuvenil, FEB)

8 Responses to “O Que é Evangelização Espírita Infantojuvenil”

  1. Alexandre Pontes disse:

    Gostaria que minha filha Juliana participe das aulas de evangelização,Ela possui 5 anos de idade e mora em Goiânia.
    Aguardo contato para devidas informações.

    • Ismael disse:

      Caro Alexandre Pontes,

      Desculpe a demora em responder. A FEEGO – Federação Espírita do Estado do Goás acolherá sua solicitação com orientação e acompanhamento da sua necessidade. Por favor, entre em contato com a Secretaria da FEEGO pelos Contatos:

      secretaria@feego.org.br;
      De segunda-feira a sexta-feira: das 8:00h às 12:00h | 14:00h às 18:00h;
      Sábado: das 8:00h às 12:00h;
      Fone: (62) 3281-0875 (62) 3281-0200

      Estamos muito alegres com sua atitude de aproximar sua filha de uma opção de educação espiritual pautada nos princípios sublimes do Mestre Jesus e focada na convivência familiar harmoniosa e edificante.

      ps: por segurança editamos sua mensagem para não aparecer seus contatos.

  2. Carlos Francisco Lacerda Franklin disse:

    Quais os dias e horários na FEB que tem aulas de evangelização infanto/juvenil. Temos um filho de 13 anos que queremos colocá-lo nos ensinamentos o mais rápido possível. Obrigado.

    • Ismael disse:

      Caro Sr. Carlos,

      Em Brasília realizamos a evangelização infantil aos domingos:

      > Crianças: Domingo, das 9h20 às 11h
      > Estudo do Evangelho e Família: Domingo, das 9h30 às 11h (Para os pais e/ou acompanhantes)

      Nossos contatos: SGAN 603, Conjunto F Av. L2 Norte Brasília-DF Cep: 70.830-030 Fone: (61) 2101-6161

      Seja muito bem vindo \o/

  3. Ivete Ciscotto Silva disse:

    Meu amigo,
    Sei do trabalho que faz …com a clientela tão difícil de harmonizar.
    Tenho certeza que não vai deixar esses jovens na dúvida de que Jesus não nasceu ( dentro de uma Bíblia). E sim, que, veio ao mundo para dar cumprimento á Lei.
    Sigo seu trabalho e muito me honra sua atenção.
    Muita paz!

    • Ismael disse:

      Prezada irmã Ivete,

      Estamos vivendo um momento muito especial na história humana. Nossos desafios sociais indicam, de formas cada vez mais clara, que caminhos como os da concórdia, da fraternidade e da caridade são os roteiros mais seguros para o nosso progresso. O futuro será mais ou menos bem-aventurado dependendo da quantidade de amor que empregamos em nossas vidas e quanto mais distribuímos amor mais felizes nos tornamos. Parece que as ideias do Mestre Jesus fazem cada vez mais sentido em nossas vidas.

      Sigamos firmes no espírito de formar mentes para reconhecer o amor como o elemento primordial do universo, que nada é tão grande ou tão forte e que nosso destino é dedicar nossas vida para a propagação dessa força da natureza.

      Um 2013 de muita paz e progresso para você e sua família.

  4. Jaqueline Mary de Araujo disse:

    Prezados,

    Estou morando com uma pessoa que tem um filho de 05 anos, o nome dele é Arthur ele ficou orfão de mãe em agosto/2011, ele agora esta morando com a gente, sendo que o percebo muito inquieto, com atitudes como se tivesse sendo obssediado, pois de repente começa a fazer coisas para gerar desequilibrio emocional no pai e por algumas vezes tive que intervir, tenho orado muito pelos dois viverem em paz e harmonia. Como sou adepta da doutrina espeirita, gostaria de orientações sobre aulas de evangelização, ele tem 05 anos e moramos no RJ – Capital, no Bairro da Freguesia em Jacarepagua. Acredito ser importante a introdução da evangelização para ele desde de pequeno.
    Aguardo contato para devidas informações.

    • Ismael disse:

      Prezada Jaqueline,

      Recomendamos que você procure o Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (site: http://www.ceerj.org.br/; endereço: Rua dos Inválidos, 182, Centro, Rio de Janeiro, RJ, CEP: 20231-048 – Tel.: (21) 2224-1244 / 2224-1553 – Fax: (21) 2224-1244)

      O melhor nesse primeiro momento é cultivar a oração e leituras edificantes no lar constantemente. Com os nossos irmãos cariocas você receberá as orientações mais detalhadas.

      Um 2013 de muita paz e progresso para você e sua família.

Deixe uma resposta

Evangelização Espírita





Redes sociais