- Você está em »
21 de julho de 2012
Evangelização Espírita para Crianças e Jovens
Quem é o Evangelizando?
O evangelizando é um ser espiritual, criado por Deus e que participa dos dois planos da vida: do físico e do espiritual.
Nesse processo de autoaperfeiçoamento, o educando se transforma e transforma a realidade que o circunda.
Como foco do processo educativo, deve ser visto de forma integral, ao mesmo tempo que integrado com seu grupo social e com a Natureza, da qual faz parte.
Quem é a Criança?
[…] a criança e o jovem evangelizados agora são, indubitavelmente, aqueles cidadãos do mundo, conscientes e alertados, conduzidos para construir, por seus esforços próprios, os verdadeiros caminhos da felicidade na Terra.
Guillon Ribeiro 1
A criança é um Espírito reencarnado, dotado de habilidades desenvolvidas ao longo de suasmúltiplas existências, bem como de necessidades em fase de aperfeiçoamento.
A Evangelização no período da infância representa ação relevante e imperiosa, capaz de contribuir com o processo de aprimoramento da criança, considerando-se que:
– Encarnando, com o objetivo de se aperfeiçoar, o Espírito, durante esse período, é mais acessível às impressões que recebe, capazes de lhe auxiliarem o adiantamento, para o que devem contribuir os incumbidos de educá-lo (O Livro dos Espíritos, questão 383); e que
– […] o Espírito da criança pode ser muito antigo e que traz, renascendo para a vida corporal, as imperfeições de que se não tenha despojado em suas precedentes existências (O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. 8, it. 3).
Considerando a criança como ser histórico — herdeiro de experiências pretéritas — e eterno, em constante processo de aprimoramento, o tempo presente mostra-se favorável ao correto investimento na alma infantil, fortalecendo-a para a jornada reencarnatória e apontando roteiros seguros pautados na vivência do amor. Nesse sentido, Amélia Rodrigues 2 alerta-nos que evangelizar é trazer Cristo de volta ao solo infantil como bênção de alta magnitude, convidando a todos para uma ação condizente e coerente com a mensagem cristã.
Quem é o Jovem?
A criança é sementeira que aguarda, o jovem é campo fecundado, o adulto é seara em produção. Conforme a qualidade da semente, teremos a colheita.
Amélia Rodrigues 3
O jovem é um Espírito em fase de desenvolvimento, definições e escolhas. A juventude é um período propício à reflexão acerca da vida e ao alinhamento dos objetivos reencarnatórios, mediante os contextos e as possibilidades que se apresentam, convidando o jovem ao exercício do autoconhecimento, da reforma íntima e ao cultivo de atitudes responsáveis por meio do seu livre-arbítrio e do reconhecimento da Lei de Causa e Efeito. Identifica-se, nesse momento, o benéfico efeito do estudo e da vivência da mensagem cristã desde a fase da infância, cujo conhecimento fortalece as almas infantojuvenis para a adequada tomada de decisões e para a escolha de caminhos saudáveis e coadunados aos ensinamentos espíritas.
A ação orientadora da Evangelização é destacada por Guillon Ribeiro², ao afirmar que “sua ação preventiva evitará derrocadas no erro, novos desastres morais”; e por Francisco Thiesen 4, ao expor que:
Dignificados pelo conhecimento e vivência dos postulados espíritas-cristãos que aprenderam na Infância e na Juventude, enfrentam melhor os desafios que os surpreendem, ricos de esperança e de paz, sem se permitirem afligir ou derrapar nas valas do desequilíbrio, da agressividade, da delinquência.
Afeto, criatividade, movimento, idealismo, arte e informação são alguns dos muitos elementos que permeiam o mundo jovem e que, associados ao conhecimento espírita e à vivência dos ensinamentos cristãos, contribuem para a formação de verdadeiras pessoas de bem.
Quem é o Evangelizador
Abençoados os lidadores da orientação espírita, entregando-se afanosos e de boa vontade ao plantio da boa semente!
Guillon Ribeiro1
Considerando-se que o coração infantojuvenil é abençoado solo onde se deve albergar a sementeira de vida eterna (Vianna de Carvalho), a evangelização espírita apresenta-se como verdadeiro campo de semeadura e o evangelizador como responsável semeador.
Sua ação deve ser pautada nos princípios da fraternidade, do afeto e da fidelidade doutrinária, de modo a oportunizar às crianças e aos jovens momentos de aprendizado e de convívio com vistas ao conhecimento espírita e à vivência dos ensinamentos de Jesus.
Sensibilidade, coerência, empatia, responsabilidade, conhecimento, alegria e zelo são algumas das características dos evangelizadores, que buscam a construção de espaços interativos de aprendizado e de confraternização junto aos evangelizandos.
Para tanto, o evangelizador deve valer-se da adequada e contínua preparação pedagógica e doutrinária, para que
[…] não se estiolem sementes promissoras ante o solo propício, pela inadequação de métodos e técnicas de ensino, pela insipiência de conteúdos, pela ineficácia de um planejamento inoportuno e inadequado. Todo trabalho rende mais em mãos realmente habilitadas.” (Guillon Ribeiro 1).
Mediante a relevância da ação evangelizadora, Bezerra de Menezes2 sintetiza o caminho a ser trilhado, afirmando que “com Jesus nos empreendimentos do Amor e com Kardec na força da Verdade, teremos toda orientação aos nossos passos, todo equilíbrio à nossa conduta”, e convida a todos para abraçarem, com empenho e afinco, a tarefa de evangelização junto às almas infantojuvenis, “com a mesma ansiedade e presteza com que o agricultor cedo acorda para o arroteamento do solo, preparando a sementeira de suas esperanças para abundantes messes da colheita pretendida”.
Referências:
1 – Guillon Ribeiro (Página recebida em 1963, durante o 1o Curso de Preparação de Evangelizadores — CIPE, realizado pela Federação Espírita do Estado do Espírito Santo, pelo médium Júlio Cezar Grandi Ribeiro. Fonte: Apostila Opinião dos Espíritos sobre a Evangelização Espírita Infantojuvenil, FEB)
2 – Amélia Rodrigues (Mensagem Evangelização: Desafio de Urgência, Divaldo Franco. Terapêutica de Emergência. Ed. LEAL. Salvador: BA, 1983, p. 21 a 25. Fonte: Apostila “Evangelização Espírita Espírito-Juvenil: o que é?, FEB)
3 – Amélia Rodrigues (Mensagem Evangelização: Desafio de Urgência, Divaldo Franco. Terapêutica de Emergência. Ed. LEAL. Salvador: BA, 1983, p. 21 a 25. Fonte: Apostila “Evangelização Espírita Espírito-Juvenil: o que é?, FEB)
4 – Guillon Ribeiro (Página recebida em 1963, durante o 1o Curso de Preparação de Evangelizadores — CIPE, realizado pela Federação Espírita do Estado do Espírito Santo, pelo médium Júlio Cezar Grandi Ribeiro. Fonte: Apostila Opinião dos Espíritos sobre a Evangelização Espírita Infantojuvenil, FEB)
5 – Francisco Thiesen (em espírito) (Entrevista realizada através da psicografia de Divaldo Pereira Franco, 1996. Fonte: Apostila “Opinião dos Espíritos sobre a Evangelização Espírita Infantojuvenil, FEB)
6 – Bezerra de Menezes (Mensagem recebida pelo médium Júlio Cezar Grandi Ribeiro, em sessão pública no dia 2/8/1982, na Casa Espírita Cristã, em Vila Velha, Espírito Santo. Fonte: Apostila Opinião dos Espíritos sobre a Evangelização Espírita Infantojuvenil, FEB)
Parabéns pelo site! Estou adorando navegar. Está leve, com bastante informações e fácil de interagir. ajudará – e muito – nossas atividades de evangelização infanto-juvenil.
muito legal, parabéns pelo trabalho.
Texto maravilhoso e muito esclarecedor! Muito nos ajudará. Parabéns pelo lindo trabalho de vocês!
Era tudo o que precisávamos para chegar mais longe ao coração de cada Evangelizador desse nosso Brasil! Uma grande motivação! Parabéns ao DIJ/FEB. Indubitavelmente, uma feliz iniciativa! Abraço a todos
Felicitaciones! El sitio es excelente, tiene buena dinámica y valiosa información.
Por que só colocam Bancos de Aulas da Infância? Não é Infância e Juventude? Sinto falta desse apoio. Parece-me que apenas o setor de Infância tem importância.
Cara Sandra,
Estamos trabalhando para ampliar a disponibilidade de material. Como há muito material ainda encontrado somente em meio físico o trabalho de digitalização demora um pouco mais. Publicaremos as aulas de juventude assim que estiverem todas digitalizadas.
Agradecemos a compreensão.
Equipe DIJ FEB
Gostei muito do novo site, e também aguardo com ansiedade as apostilas para a juventude.
Olá pessoal,
A Coleção 3 foi incluída no site do DIJ. Pode divulgar a vontade.
Aos poucos atualizaremos o acervo com mais arquivos.
Abraço fraterno,
Equipe DIJ-FEB.
PARABÉNS À FEB POR TODO ESSE TRABALHO GRANDIOSO.
QUE O MESTRE AMIGO ABENÇÕE A TODOS VOCÊS.
FICOU ÓTIMO ACESSAR O MATERIAL.
ABRAÇOS
ROSA SANTINI
À equipe DIJ FEB
Amigos, no portal antigo da FEB, havia disponibilidade para baixarmos da Coleção 03, banco de aulas para a pré-juventude, I e II ciclo juventude, o material já estava digitalizado, as aulas são ótimas, por que não disponibilizá-las neste espaço?
Grata,
Rosa Santini
Cara Rosa,
Estamos trabalhando para promover a atualização e a digitalização de toda a coleção de aulas destinadas ao público jovem.
Assim que possível ampliaremos o nosso acervo.
Agradecemos a compreensão.
Equipe DIJ/FEB
Cara Rosa,
A Coleção 3 foi incluída no site do DIJ. Pode divulgar a vontade.
Aos poucos atualizaremos o acervo com mais arquivos.
Abraço fraterno,
Equipe DIJ-FEB.
Olá, Ismael,
Deus abençoe o esforço e a paciência de vocês para nos atenderem!
Que ótimo! A coleção 03 – Juventude é ótima!
Paz em Jesus! Hoje e sempre!
Rosa Santini
A Feb está de parabéns!!! O site está lindo e eficiente, contribuindo para a divulgação da doutrina e nos ajudando enquanto evangelizadores…
Continuem assim.
Parabens pelas publicaçôes! Me sinto extremamente agradecida por ter encontrado seu site!
Parabéns pelo site! Será, com certeza, uma valiosa ferramenta de apoio para evangelizadores de todo o Brasil. O site está leve e fácil de navegar, mantenham sempre assim. Obrigada.
Adorei o material mas esta coleção eu já tenho.
Preciso de outra coleção 3, 2 ou 1.
Já temos estas coleções disponíveis?
Cara Stella,
Ainda estamos ajustando as coleções. Aguarde ^^