• Você está em »

26 de outubro de 2012

Relacionamentos Afetivos

Observa-se no mundo o aumento dos casos de violência, envolvendo os cônjuges que se uniram com o propósito de constituir uma família com o fundamento do amor e do respeito. Muitos se perguntam se estes quadros dolorosos devem-se aos sinais dos tempos, no entanto, precisamos recordar que desajustes afetivos são encontrados em todas as épocas da humanidade.

Refletindo sobre o assunto, a mentora Joanna de Ângelis nos traz elementos para a compreensão das dificuldades encontradas no capítulo 5 da obra Encontro com a Paz e a Saúde, que recomendamos ser estudada por todos nós; o item entitulado Relacionamentos Afetivos Angustiantes tece considerações sobre as separações litigiosas e o caminho para as separações harmônicas. A seguir apresentaremos alguns trechos desse estudo:

“[…] O despertar da sexualidade com toda força dos seus hormônios, gerando necessidades aflitivas, responde pela preciptação com que se busca a satisfação imediata, sem a observância das naturais consequências do gesto impensado.

Os impulsos do desejo tornam-se confundidos com as mais sutis manifestações do sentimento do amor, quando a paixão assume o lugar do equilíbrio, instalando-se com vigor na conduta especialmente do jovem.

[…] Preciptam-se em uniões ansiosas, cujos desastres logo se apresentam, passadas as primeiras sensaões assinaldas pelos ingredientes da fantasia.[…]

Nesse campo de experiências equilibradas o amadurecimento psicológico estabelece-se, produzindo percepções seletivas entre paixão e amor, desejo e afeto, uso e abuso das funções geradoras da vida.”

 

 

2 Responses to “Relacionamentos Afetivos”

  1. Márcia disse:

    Amo Joanna de Angelis e ela sempre auxilia demais aqueles que buscam o aperfeiçoamento, que buscam o entendimento de si mesmos. Obrigada sempre bela mentora. Preciso terminar logo de ler os livros que estou na mão, pois acabo de adicionar à minha lista, este.
    Obrigada a todos, grande beijo.

  2. Picking out the disse:

    Great post. I was checking constantly this blog and I

Deixe uma resposta

Pesquisar

Navegar

Redes sociais

Vídeos

Galeria de Fotos